Turma do 5° ano de escolaridade
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos aprenderão sobre a importância da água para os seres vivos e sua preservação, identificar o uso e o desperdício de água no cotidiano e adotar novos hábitos de consumo de água a partir da reflexão do tema.
Duração das atividades
Aprox. 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Cultura social sobre o uso de água e poluição
Estratégias e recursos de aula
Motive os alunos utilizando o vídeo sobre o episódio "A importância da água" do Castelo Ratimbum. Desafie-os a responderem as seguintes questões:
- Por que não podemos desperdiçar água?
- Para onde vai a água que consumimos?
- Devemos jogar todo tipo de líquido pelo ralo?
Explique que estas questões serão avaliadas ao final da aula, e que eles dirão se estão certas ou erradas.
Apresente o conteúdo perguntando em quais atividades do cotidiano os alunos utilizam água e escreva as respostas no quadro. Pergunte quanto tempo levam para executar cada atividade, anote ao lado e informe aproximadamente quantos litros se utiliza para realizá-la.
Ex:- banho - 15 min - 135 litros
se fechar o registro enquanto ensaboa - 5 min - 45 litros
- lavar calçada - 280 litros
se utilizar vassoura - economia de 280 litros
- escovar os dentes - 5 min - 12 litros
se fechar para escovar - 0,5 litros
Informe a importância do uso consciente da água para que haja vida e saúde, explique para onde vai a água que consumimos e estimule que os alunos levem esta informação aos amigos e familiares através de panfletos confeccionados por eles. Mensione sobre a diminuição de peixes, sapos algas e árvores que crescem às margens dos rios.
Divida a turma em dois grupos, ofereça material para a confecção de cartazes sobre "A importância da água" e "Economize água".
Recursos
Vídeo: "episódio sobre a importância da água" do Castelo Ratimbum(youtube)
Papel pardo, tesoura, revistas, cola, caneta hidrocor,giz de cera, etc.
Avaliação
A avaliação deve ocorrer a todo momento na participação e interesse durante a exposição dialogada e na confecção das atividades.
Bibliogragia:
http://www.sindiconet.com.br/1443/informese/dicas-uteis/economia-de-agua
Ação
Há 10 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário